Ilhados, moradores de Fortaleza do Abunã questionam responsabilidade da hidrelétrica de JIRAU

A última vez que moradores do distrito de Fortaleza do Abunã vivenciaram uma cheia tão grande quanto a atual foi no ano de 2014 (cerca de 5 anos após o início da construção da hidrelétrica de JIRAU).

Quando se trata de questionar quais as responsabilidades e principalmente, quais os impactos realmente são em virtude das atividades da hidrelétrica, até mesmo O SENADOR da república (Marcos Rogério), que tem imunidade parlamentar, se abstém em comentar. Contudo, a voz que ecoa em toda a comunidade do distrito de Fortaleza do Abunã é que esse é um assunto que precisa está na pauta das autoridades, pois se trata da sobrevivência de um dos distritos mais antigos do estado de Rondônia.

Fato é que, coincidentemente, segundo moradores, a cheia ocorre justamente no mesmo ano em que há possíveis mudanças na operação da hidrelétrica.

Os moradores alegam que tal questionamento não tem como objetivo criminalizar, mas sim buscar esclarecimentos que levem a responsabilizar quem de fato tem por dever reparar tais impactos na comunidade. O nível do rio Abunã atingiu neste último sábado, dia 05, a marca de 16,41 metros, ampliando o número de residências atingidas pelas águas transbordadas.