Há anos, os distritos da Ponta do Abunã vivem no achismo de quanto contribuem para rechearem os cofres públicos da capital e questionam porque até os dias atuais sobrevivem das migalhas destinadas principalmente à garantia de uma infraestrutura digna.
Ah, a culpa é do prefeito! A culpa é o vereador! Será? Pense nisso.
Não é de hoje. Mas, nesse inverno, os registros comuns revelam que toda situação de abandono é apenas uma REPRISE daquilo que já foi exibido no passado distante e no passado recente. Imagens enviadas por moradores ao site Ponta do Abunã mostram caminhão do lixo e ônibus escolar atolados em vias urbanas. Cenas que dispensam comentar o que vem acontecendo nas estradas rurais.

Se a população espera por um final feliz, o que sabemos é que, o prefeito atual, assumiu o município há apenas dois meses, e recentemente reafirmou que sua gestão está para fazer diferente, e administrar os distritos com a atenção necessária para resolver os históricos problemas enfrentados por essa população tão distante da sede do município e da realidade que lá existe.
Esse autor que vos escreve, quando em contato com parlamentares, tem sido taxativo na questão de que para tratarmos parte desse problema, precisamos cuidar daquilo que já temos. Como, por exemplo, a necessidade urgente de investimento em compra de máquinas novas para a 14ª do DER em Extrema. E, investimentos voltados a substituição de pontes de madeira nos mais de 800 quilômetros de estradas rurais que cortam a região dos 4 distritos (Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre e Fortaleza do Abunã).
Atualmente, a prefeitura, através da SEMAGRIC está trabalhando em situações emergentes na zona rual de Nova Califórnia, e, se mobiliza para deslocar equipamentos para atuar na malha viária urbana do distrito de Vista Alegre do Abunã.